Menu
contacte-nos agora  Tel: 232 944 621  
gestão energética
gestão energética
gestão energética
Gestão e Acompanhamento de Projetos

A DIARCON está apta a prestar serviços do tipo “Chave na Mão”, onde o levantamento das necessidades do cliente, o projeto, a sua gestão ou execução e ainda o acompanhamento na exploração das instalações, englobam um único serviço, promovendo assim uma maior segurança e fiabilidade ao cliente.
 
Isto tipo de serviço está vocacionado para Sistemas Especiais de Climatização , onde o controlo apertado das condições de Temperatura, Humidade e Assepsia do ar, são factores primordiais.

São exemplos disso:

Indústria Agroalimentar

Indústria Farmacêutica

Laboratórios

Espaços Hospitalares

Centros de Telecomunicações e Dados

Este tipo de serviço poderá ser prestado de uma forma global ou parcial, sendo repartido pelas seguintes fases:

- Levantamento das Necessidades do Cliente:
Através de contacto direto com o cliente e eventual visita ao espaço a tratar, elabora-se um auto de intenções que será a ferramenta base no desenvolvimento do projecto.

- Ante-Projeto e Proposta de Execução:
Elaboração de uma proposta técnico/comercial, onde se concentram as condições técnicas a desenvolver, apresentadas por meio de memórias descritivas e peças desenhadas, assim como as condições comerciais relativas a custos, prazos de execução, etc….

- Projeto de Execução:
Após adjudicação da proposta, é elaborado um projecto de execução pormenorizado, que terá como base as condições acordadas, assim como as necessidades intrínsecas do projecto em causa.

- Execução dos Trabalhos, Ensaios e Formação:
Após aprovação do projecto de execução pelo cliente, é iniciada a fase de execução dos trabalhos, a qual culminará com os ensaios finais, formação e entrega provisória da instalação.

- Assistência Técnica e Manutenção:
As instalações estarão cobertas por uma garantia mínima de 2 anos, estando a Diarcon obrigada a proceder às intervenções de assistência técnica, sempre que se verifiquem anomalias no funcionamento. O serviço de Manutenção preventiva estará coberto pela Diarcon, desde que o contrato assim o preveja.

Gestão Energética de Edifícios

A DIARCON com vista a apoiar os promotores na exploração dos seus edifícios, presta um serviço de acompanhamento permanente das instalações, com vista a monitorizar, controlar e promover melhorias nos consumos energéticos.

Este tipo de serviço poderá ser prestado de uma forma global ou parcial, sendo repartido pelas seguintes fases:

Arranque das Instalações:

elaboração das condições de arranque e procedimentos de condução e manutenção da instalação, tendo por objetivo obter as condições necessárias ao bom funcionamento do edifício, com custos energéticos equilibrados. Apoio á contratação de equipas de manutenção.

Monitorização:

acompanhamento periódico das instalações, efetuando analises às condições e consumos das instalações. Verificação do cumprimento das ações de manutenção pelas equipas de manutenção. Analise técnica de propostas de alteração/melhoria da instalação.

Remodelações:

acompanhamento técnico a eventuais alterações ao edifício ou sistemas, de modo a salvaguardar o bom funcionamento das instalações. Elaborar propostas de alteração/remodelação dos sistemas existentes, sempre que se verifique a existência de novas tecnologias que face ao ganhos energéticos associados o justifiquem.

Certificação Energética e QAI de Edifícios

A DIARCON através da sua parceira ENERQAI desenvolve de forma coordenada serviços de Certificação de Edifícios Existentes, nomeadamente:

Certificação Energética (C.E.) em edifícios de Habitação (REH);


C.E. em edifícios de Comércio e Serviços (RECS);


Auditorias á qualidade do ar interior (QAI).

Auditorias Técnicas a Instalações Mecânicas

As Auditorias desenvolvidas pela DIARCON têm como principal objetivo a analise das condições de funcionamento de instalação de Climatização, a observância dos requisitos técnicos e regulamentares, afim de garantir as condições necessárias para obtenção de conforto ambiente e um consumo energético equilibrado.

A Auditoria desenvolve-se em três vertentes:

1. Análise do projeto e verificação de eventuais erros de conceção;

2. Verificação das condições da instalação e eventuais desvios ao cumprimento do projeto;

3. Elaboração de Ensaios de funcionamento da instalação com aferição das condições básicas (temperaturas do ar e da água; pressões de serviço; caudais de ar circulantes; consumos elétricos; proteções; sinalizações; etc).

Como resultado será produzido um Relatório de Auditoria, composto por:

- Condições Gerais.
- Condições de Projeto.
- Condições da Instalação.
- Relatório de Ensaios.
- Propostas de Medidas de Melhoria.
- Conclusões

Fiscalização, Acompanhamento e Receção de obras

A DIARCON de forma independente ou integrada em equipas de fiscalização, efetua o acompanhamento técnico da execução de instalações mecânicas, tendo como objetivo a salvaguarda dos interesses do Dono de Obra e o cumprimento dos requisitos regulamentares.

Este tipo de serviço poderá ser prestado de uma forma global ou parcial, sendo repartido pelas seguintes fases:

Condições Base de Projeto:

acompanhamento do projeto, ainda em fase de preparação dos elementos base, permitindo “imputs” que facilitem ou orientem o Dono de Obra, para uma solução que satisfaça as suas pretensões, com custos de exploração equilibrados.

Revisão de Projeto:

analise e revisão dos projetos de execução de modo a salvaguardar eventuais erros e omissões, que possam por em causa as condições base pré-determinadas.

Fiscalização:

análise técnica das propostas dos instaladores e acompanhamento da execução de obra, por forma a salvaguardar o cabal cumprimento do projeto.

Receção Provisória:

verificação das condições das instalações e analise qualitativa dos ensaios de receção, de modo a salvaguardar a boa execução e funcionamento dos sistemas.