Menu
contacte-nos agora  Tel: 232 944 621  
notícias
notícias
notícias

Notícias / Casa de Saúde São Mateus



Casa de Saúde São Mateus


Partilhar em:

A Casa de Saúde de S. Mateus é um ícone da história da cidade de Viseu, no que respeita á prestação de saúde, tendo 1961 como ano de fundação. Localizada em pleno coração da cidade, na Rua 5 de Outubro, num edifício que data de 1966, foi alvo de ampliação e reabilitação em 2016, fruto da entrada das novas participações do Grupo Embeiral.

O edifico hoje com cerca de 15.000m2, onde cerca de 35% foram reabilitação profunda, é uma estrutura de saúde moderna e completa, com Bloco Operatório, Internamento, Serviço de Atendimento Permanente, Imagiologia, Farmácia, Fisioterapia e Consultas nas mais diversas especialidades médicas.

O projeto de mecânica, o qual a DIARCON teve o prazer de executar, teve nuances que aumentaram o grau de complexidade a um edifício, cuja atividade, por si só, já envolve competências técnicas e legislativas diversas.  Tratava-se de um edifício antigo, com pés-direitos baixos e estruturalmente diferenciado, face às intervenções a que foi sujeito ao longo dos tempos. A acrescer a estas dificuldades, o projeto teve que ser pensado, por forma a dar resposta aos diversos faseamentos de obra, que tiveram como objetivo a manutenção da atividade ininterrupta da Casa de Saúde de São Mateus.

O sistema de climatização assenta num sistema centralizado a água a 4 tubos, onde se encontram instaladas unidades de produção de água fria com uma capacidade de 1,0 MW e caldeiras de condensação a gás natural com uma capacidade 1,2 MW.  A produção de água quente sanitária, tem por base um pré-aquecimento por meio de bomba de calor a 4 tubos, que permite a recuperação energética do sistema de arrefecimento do edifício, sendo complementada com água quente proveniente das caldeiras.

O sistema de ventilação é totalmente mecânico, tendo por base unidades de tratamento de ar, sendo estas maioritariamente equipadas com recuperadores térmicos, permitindo o aproveitamento da energia dos fluxos de ar viciado que são rejeitados para o exterior.  Houve um extremo cuidado na escolha dos elementos de difusão de ar, os quais se baseiam em difusores rotacionais de indução, que permitem prevenir efeitos de gradiente térmico (correntes de ar) e obter baixos níveis de ruído.

Ao nível de exigência técnica, salienta-se o Bloco Operatório onde foram preconizados sistemas que garantem os graus de assepsia, controlo de pressões e fiabilidade inerentes aos diversos espaços que o constituem, desde as salas de operações, ao recobro e zona de esterilização de apoio.

Foram previstos os sistemas mecânicos de controlo de fumos, através da pressurização ou desenfumagem dos caminhos de evacuação, dando cumprimento aos requisitos estabelecidos no projeto de Segurança Contra Risco de Incêndio.

Para a gestão de toda a instalação mecânica foi projetado um Sistema de Gestão Técnica Centralizado, o qual garante uma monitorização continua e uma programação automática baseada em macros, que maximizam o funcionamento da instalação, em função das condições que se verificam a cada instante.

 A Casa de Saúde de São Mateus, é sem dúvida um projeto de referência para a nossa empresa DIARCON, pois espelha as competências que ao longo destes 20 anos fomos acumulando, cabendo-nos também agradecer ao nosso parceiro Carlos MC Chaves Arq. a confiança que em nós depositou. Bem-haja.

← Voltar à página de notícias

Partilhar em: